Recesso em casa. Aprendendo a viver juntos brincando

Autores

  • Valeria Acevedo Fundación Patio Vivo
  • Juliana Gutiérrez Fundación Patio Vivo
  • Marcial Huneeus Fundación Patio Vivo
  • Margarita Puga Fundación Patio Vivo

DOI:

https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2021)0057-015

Palavras-chave:

Brincadeira, desenvolvimento socioemocional, vida escolar, aprendizagem, recreio.

Resumo

O presente trabalho sistematiza a experiência da proposta educacional Recreo en Casa (Recesso em Casa), que busca o desenvolvimento socioemocional por meio do brincar de crianças e adolescentes. É um programa de formação de acompanhantes recreativos (para-professores, professores e gestores), para adquirir ferramentas específicas que lhes permitam construir uma cultura lúdica na comunidade escolar e possibilitar experiências recreativas no contexto de uma pandemia provocada pelo COVID-19 e educação a distância. O artigo reúne a experiência de implantação do programa em 14 estabelecimentos de ensino no Chile, apresentando uma visão teórica sobre os benefícios do jogo para a convivência e o desenvolvimento socioemocional, físico e cognitivo dos alunos. Além disso, o papel dos acompanhantes de recreio é problematizado, de modo que sejam atores-chave na construção da convivência no recreio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Acevedo, Fundación Patio Vivo

Ingeniera Civil de Industrias. Directora de Planificación y Desarrollo de Fundación Patio Vivo. Líneas de investigación: espacios con foco en infancia, mejoramiento escolar, ciencia del mejoramiento. Correo electrónico: valeria@patiovivo.cl

Juliana Gutiérrez, Fundación Patio Vivo

Magíster en Psicología Educacional. Psicóloga de Educación y Convivencia de Fundación Patio Vivo. Líneas de investigación: asesoramiento psicoeducativo para la enseñanza y el aprendizaje de la lectura y la escritura.

Marcial Huneeus, Fundación Patio Vivo

Magíster en Literaura. Director de Educación y Convivencia de Fundación Patio Vivo. Miembro de la Red Latinoamericana de Convivencia Escolar. Líneas de investigación: convivencia escolar, juego libre, desarrollo socioemocional, espacios con foco en infancia. 

Margarita Puga, Fundación Patio Vivo

Psicóloga y diplomada en Pedagogía de la Convivencia y Desarrollo de Competencias Socioemocionales y Éticas. Profesional de Educación y Convivencia de Fundación Patio Vivo. Líneas de investigación: convivencia escolar, desarrollo socioemocional, psicología infanto-juvenil, espacios con foco en infancia. 

Referências

American Academy of Pediatrics (2013). The crucial role of recess in school. Pediatrics, vol. 131, núm. 1, p. 183. https://doi.org/10.1542/peds.2012-2993

Cyrulnik, B. (2019). Escribí soles de noche: literatura y resiliencia. Barcelona: Gedisa.

Fierro, C. y Carvajal, P. (2019). Convivencia escolar: una revisión del concepto. Revista Psicoperspectivas, vol. 18, núm. 1, pp. 1-19.

Fjortoft, I. (2001). The natural environment as a playground for children: The impact of outdoor play activities in pre-primary school Children. Early Childhood Education Journal, vol. 29, núm. 2. https://doi.org/10.1023/A:1012576913074

Gill, T. (2007). No fear, growing up in a risk averse society. Londres: Calouste Gulbenkian Foundation.

Gray, P. (2016). Libres para aprender, por qué el aprendizaje lúdico garantiza niños felices y seguros de sí mismos. México: Paidós.

Hanscom, A. (2016). Balanced and barefoot. Estados Unidos: New Harbinger Publications, Inc.

Huizinga, J. (1972). Homo ludens. Madrid: Alianza Editorial.

Junaeb (2020). Mapa nutricional. Santiago de Chile.

Junji/Unesco/Unicef (2010). Encuesta Nacional de Primera Infancia (pp. 48-53). Santiago de Chile.

Louv, R. (2018). Los últimos niños en el bosque. Madrid: Capitan Swing.

McNamara, L., Colley, P. & Franklin, N. (2015). School recess, social connectedness, and health: a Canadian perspective. Health Promotion International.

Milicic, N. y López de Lérida, S. (2010). Hijos con autoestima positiva. Santiago, Chile: Editorial Paidós.

Mineduc, Subsecretaría de Educación Parvularia (2018). Bases curriculares Educación Parvularia. Santiago de Chile.

Ministerio del Interior y Seguridad Pública (2014). Encuesta Nacional de Violencia en el Ámbito Escolar. Santiago de Chile.

Patterson, K., Grenny, J., Maxfield, D., McMillan, R. & Switzler, A. (2007). Influencer. The power to change anything. McGraw-Hill. https://doi.org/10.1036/007148499X

Siegel, D. J. y Payne Bryson, T. (2015). Disciplina sin lágrimas. Una guía imprescindible para orientar y alimentar el desarrollo mental de tu hijo. Barcelona, España: Ediciones B.

Unicef (2020). U-Report: el impacto del COVID-19 en la salud mental de adolescentes y jóvenes.

Vygotsky, L. (1993). Obras escogidas. Madrid: Visor.

Vygotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Buenos Aires: Grijalbo.

Publicado

2021-10-27