Expresiones para evaluar cuantitativamente el aprendizaje creativo en la informática
DOI:
https://doi.org/10.31391/AZGV5520Resumo
Este artículo propone una expresión matemática para evaluar cuantitativamente el aprendizaje creativo en la formación de profesionales en informática. Se realizó un análisis documental de publicaciones sobre creatividad y su medición, y se encontraron resultados limitados. A partir de ello, se establece una fórmula para evaluar dicho aprendizaje, adaptable a diferentes sistemas de evaluación según el país. La validación inicial se llevó a cabo aplicando la expresión en un estudio de caso en la carrera de Ingeniería Informática de la Universidad de Matanzas, en Cuba. Los resultados confirman que la expresión permite cuantificar el aprendizaje creativo tanto con un único método como con varios.
Downloads
Referências
Agnoli, S. y Mastria, S. (2022). Editorial introduction to the special issue “Advances in the measurement and evaluation of creativity”. Creativity Research Journal, vol. 34, núm. 4, pp. 1-6. https://doi.org/10.1080/10400419.2022.2152555
Almeida, J. F. y Flores, S. (2010). Jerarquización de proyectos de vivienda del Instituto Regional de la Vivienda del estado Portuguesa con el método proceso analítico jerárquico. Revista Venezolana de Análisis de Coyuntura, vol. XVI, núm. 2, pp. 167-183. https://www.redalyc.org/pdf/364/36418856009.pdf
Apaydin, S. y Güven, S. (2022). Pre-Service teachers’ evaluations of creativity in higher education. Educational Policy Analysis and Strategic Research, vol. 17, núm. 1, pp. 58-87. https://doi.org/10.29329/epasr.2022.248.4
Asif Naveed, M., Iqbal, J., Asghar, M. Z., Shaukat, R. y Seitamaa-hakkarainen, P. (2023). Information literacy as a predictor of work performance: The mediating role of lifelong learning and creativity. Behaviour Science, vol. 13, núm. 24, pp. 1-17. https://doi.org/10.3390/bs13010024
Betti Frare, A., Beuren, I. M. y da-Silva, E. S. (2022). Performance measurement system, organizational learning, and creativity. BAR−Brazilian Administration Review, vol. 19, pp. 1-22. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2022210099
Canjongo Daniel, E. P., González Hernández, W. y Becalli Puerta, L. H. (2022). La enseñanza-aprendizaje de la simbología química como parte del lenguaje químico en la Escuela Superior Pedagógica de Bié (ESPB). Educación Química, vol. 33, núm. 2, pp. 37-49. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2022.2.76864
Chen, S. (2024). Implications of the work of Vygotsky or Piaget for research in the field of learning sciences. Academic Journal of Humanities & Social Sciences, vol. 7, núm. 3, pp. 188-193. https://doi.org/ 10.25236/AJHSS.2024.070329
Chesnokova, O. y Subbotsky, E. (2014). Social creativity in primary-school children: How to measure, develop and accept it. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 146, pp. 141-146. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814047557
Cruz Ramírez, M. (2020). Un procedimiento de evaluación basado en el criterio de expertos con enfoque difuso. Roca: Revista científico-educacional de la provincia Granma, vol. 16, pp. 1-15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8436724.
De-Almeida, P. y Mitjáns Martínez , A. (2020). Emergencia del aprendizaje creativo. Alternativas Cubanas en Psicología, vol. 8, núm. 23, pp. 95-111. https://www.alfepsi.org/wp-content/uploads/2020/06/23-altermativas-cubanas-en-psicologia-v8n23.pdf#page=98
De Cat, C., Kašćelan, D., Prévost, P., Serratrice, L., Tuller, L., Unsworth, S. y Consortium, Q.-B. (2023). How to quantify bilingual experience? Findings from a Delphi consensus survey. Bilingualism: Language and Cognition, vol. 26, núm. 1, pp. 112-124. https://doi.org/10.1017/S1366728922000359
De-Pisapia, N. y Rastelli, C. (2022). Creativity as an information-based process. Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia, vol. 13, núm. 1, pp. 1-18. https://doi.org/10.4453/rifp.2022.0001
Díaz Gómez, Á. y Martínez, A. M. (2013). Creatividad y subjetividad: su expresión en el contexto escolar. Diversitas: Perspectivas. Psicológicas, vol. 9, núm. 2, pp. 427-434. http://www.scielo.org.co/pdf/dpp/v9n2/v9n2a15.pdf
Fürst, G. y Grin, F. (2018). A comprehensive method for the measurement of everyday creativity. Thinking Skills and Creativity, vol. 28, pp. 84-97. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2018.03.007
Furtwengler, S. R. (2021). Development of a creativity orientation scale using EFA. Journal of Creativity, vol. 31, pp. 1-6. https://doi.org/10.1016/j.yjoc.2021.100004
González-Rey, F. (2019). Methodological and epistemological demands in advancing the study of subjectivity. Culture & Psychology, vol. 26, núm. 3, pp. 562-577. https://doi.org/10.1177/1354067X19888185
González Hernández, W., Petersson Roldán, M. y García Moreno, M. (2022a). Aprendizaje creativo de la informática: conceptualización. Universidades 2022, La Habana-Cuba. https://www.congresouniversidad.cu/.
González Hernández, W., Petersson Roldán, M. y García Moreno, M. (2022b). El aprendizaje creativo de la informática: definición de una variable. XXIII Evento Internacional de la Enseñanza de la Matemática, la Computación y la Estadística, Matanzas-Cuba. https://rein.umcc.cu/handle/123456789/2302
González Rey, F. (2019). Fifty years after L I Bozhovich’s personality and its formation in childhood recovering her legacy and her historical role. Mind, Culture, and Activity, vol. 26, núm. 2, pp. 108-120. https://doi.org/10.1080/10749039.2019.1616210
Görlich, Y. (2023). Development of Creative Process Assessment Scale (CPAS). Journal of Creativity, vol. 33, pp. 1-12. https://doi.org/10.1016/j.yjoc.2023.100042
Hardwicke, T. E., Szucs, D., Thibault, R. T., Crüwell, S., van-den-Akker, O. R., Nuijten, M. B. y Ioannidis, J. P. A. (2021). Citation patterns following a strongly contradictory replication result: Four case studies from psychology. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, vol. 4, núm. 3, pp. 1-14. https://doi.org/10.1177/25152459211040837
Havârneanu, G. (2022). The architecture of a standardised mathematical creativity test for developmental evaluation. Proceedings of CBU in Social Sciences, vol. 3, pp. 43-49. https://ojs.cbuic.cz/index.php/pss/article/download/303/643
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. d. P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill/Interamericana Editores.
Herrera Masó, J. R., Ricardo, J. L. C., Rangel, M. Á. G., Ramos, M. I. C. y González, Y. T. (2022). El método de consulta a expertos en tres niveles de validación. Revista Habanera de Ciencias Médicas, vol. 21, núm. 1, pp. 1-11. http://scielo.sld.cu/pdf/rhcm/v21n1/1729-519X-rhcm-21-01-e4711.pdf
Hsu-Chan, K., Burnard, P., McLellan, R. y Ying-Yao, C. (2017). The development of indicators for creativity education and a questionnaire to evaluate its delivery and practice. Thinking Skills and Creativity, vol. 24, pp. 186-198. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2017.02.005
Katz, J. H., Mann, T. C., Shen, X., Goncalo, J. A. y Ferguson, M. J. (2022). Implicit impressions of creative people: Creativity evaluation in a stigmatized domain. Organizational Behavior and Human Decision Processes, vol. 169, pp. 1-14. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2021.104116
Kenett, Y. N., Kraemer, D. J. M., Alfred, K. L., Colaizzi, G. A., Cortes, R. A. y Green, A. E. (2020). Developing a neurally informed ontology of creativity measurement. NeuroImage, vol. 221, pp. 117166. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2020.117166
Kirby, C. K., Specht, K., Fox-Kämper, R., Hawes, J. K., Cohen, N., Caputo, S., Ilieva, R. T., Lelièvre, A., Ponizy, L., Schoen, V. y Blythe, C. (2021). Research paper differences in motivations and social impacts across urban agriculture types: Case studies in Europe and the US. Landscape and Urban Planning, vol. 212, pp. 1-11. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2021.104110
Lao León, Y. O., Pérez Pravia, M. C. y Marrero Delgado, F. (2016). Procedimiento para la selección de la comunidad de expertos con técnicas multicriterio. Ciencias Holguín, vol. 22, núm. 1, pp. 1-16. https://www.redalyc.org/pdf/1815/181543577003.pdf
Leutner, F., Yearsley, A., Codreanu, S.-C., Borenstein, Y. y Ahmetoglu, G. (2017). From Likert scales to images: Validating a novel creativity measure with image based response scales. Personality and Individual Differences, vol. 106, pp. 36-40. https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.10.007
Medina, P., González, W., Robayo, D., López, G. y Freire, T. (2021, septiembre). Metric to evaluate virtual courses: case Ecuador. En 2021 XI International Conference on Virtual Campus (JICV) (pp. 1-4). IEEE. https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9600408
Mitjáns Martínez, A. (2013). Aprendizaje creativo: desafíos para la práctica pedagógica. CS, núm. 11, pp. 311-341. https://www.proquest.com/openview/4441b6a7fafffc69653ae68618feae60/1?pq-origsite=gscholar&cbl=716395
Molina Hernández, C. R., González Hernández, W. y Cruz Lemus, G. (2021). Habilidad modelar procesos dinámicos de control automático. Educación Química, vol. 32, núm. 1, pp. 100-111. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.1.75429
Moreno García, M. C. (2019). El aprendizaje creativo en la matemática, su contribución a la formación del ingeniero industrial. Atenas, vol. 2, núm. 46, pp. 47-63. https://pf.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/342
Ott, M. y Pozzi, F. (2010). Towards a model to evaluate creativity-oriented learning activities. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 2, núm. 2, pp. 3532-3536. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.547
Pei, Y., Han, J., Zhao, J., Liu, M. y Pang, W. (2022). The effects of the creator’s situation on creativity evaluation: The rater’s cognitive empathy and affective empathy matter in rating creative works. Journal of Intelligence, vol. 10, núm. 75, pp. 1-19. https://doi.org/10.3390/jintelligence10040075
Penadés Pla, V. (2017). Aplicación de la toma de decisión multicriterio al diseño sostenible de puentes de hormigón Universitat Politécnica de Valencia. https://riunet.upv.es/handle/10251/89181
Peña Vera, T. (2022). Etapas del análisis de la información documental [Stages of the Analysis of the Documentary Information]. Revista Interamericana de Bibliotecología, vol. 45, núm. 3, pp. 34-46. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v45n3e340545
Peralta Hernández, J. y Tirado Segura, F. (2023). The teaching of collaborative creativity, a methodological approach to designing the environment. Journal of Formative Design in Learning, vol. 7, núm. 1, pp. 46-60. https://doi.org/10.1007/s41686-022-00073-1
Posso Pacheco, R. J. y Lorenzo Bertheau, E. (2020). Validez y confiabilidad del instrumento determinante humano en la implementación del currículo de educación física. Revista EDUCARE-UPEL-IPB-Segunda Nueva Etapa 2.0, vol. 24, núm. 3, pp. 205-223. https://revistas.investigacion-upelipb.com/index.php/educare/article/view/1410
Romo, M., Alfonso-Benlliure, V. y Sánchez-Ruiz, M.-J. (2016). El test de creatividad infantil (TCI): evaluando la creatividad mediante una tarea de encontrar problemas. Psicología Educativa, vol. 22, núm. 2, pp. 93-101. https://doi.org/10.1016/j.pse.2016.01.005
Roth, T., Conradty, C. y Bogner, F. X. (2022). Testing creativity and personality to explore creative potentials in the science classroom. Research in Science Education, vol. 52, pp. 1293-1312. https://doi.org/10.1007/s11165-021-10005-x
Saaty, R. W. (1987). The analytic hierarchy process—what it is and how it is used. Mathematical modelling, vol. 9, núm. 3-5, pp. 161-176. https://doi.org/10.1016/0270-0255(87)90473-8
Saenna, W. y Phusee-orn, S. (2022). The development of a scientific creativity test in science for high school students of Northeastern Princess Chulabhorn Science High Schools. Higher Education Studies, vol. 12, núm. 3, pp. 105-113. https://doi.org/10.5539/hes.v12n3p105
Said-Metwaly, S., Van-den-Noortgate, W. y Barbot, B. (2021). Torrance test of creative thinking-verbal, Arabic version: Measurement invariance and latent mean differences across gender, year of study, and academic major. Thinking Skills and Creativity, vol. 39, pp. 1-11. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100768
Saleem, S., Burns, S. y Perlman, M. (2024). Cultivating young minds: Exploring the relationship between child socio-emotional competence, early childhood education and care quality, creativity and self-directed learning. Learning and Individual Differences, vol. 111, pp. 102440. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.lindif.2024.102440
Torres Oliveira, C. y Mitjáns Martínez, A. (2020). Expresiones de la subjetividad social en el aula y creatividad en el aprendizaje: un estudio de caso. Alternativas cubanas en Psicología, vol. 8, núm. 23, pp. 126-144. https://www.fernandogonzalezrey.com/images/homenagens/anexos-dois/Saiba_mais_-_altermativas-cubanas-en-psicologia-v8n23.pdf#page=129
Vasylenko, O., Potapchuk, Y., Karpova, D., Podkorytova, L., Kuleshova, O., Mikheieva, L. y Varhata, O. (2022). Diagnosis of features of creativity development of future psychologists: Gender aspect. Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, vol. 14, núm. 4, pp. 408-422. https://doi.org/10.18662/rrem/14.4/648
Wiggins, G. A. (2020). Creativity, information, and consciousness: The information dynamics of thinking. Physics of Life Reviews, vol. 34-35, pp. 1-39. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.plrev.2018.05.001
Yeh, C. S.-H. y Barrington, R. (2023). Sustainable positive psychology interventions enhance primary teachers’ wellbeing and beyond –A qualitative case study in England. Teaching and Teacher Education, vol. 125, pp. 104072. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.tate.2023.104072
Zada, M., Khan, J., Saeed, I., Zada, S. y Jun, Z. Y. (2023). Curiosity may have killed the cat but it has the power to improve employee creativity. Current Psychology, vol. 42, núm. 36, pp. 32299-32313. https://doi.org/10.1007/s12144-022-04171-y
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sinéctica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
Os autores que publicam em Sinéctica estão de acordo com os seguintes termos:
Os autores guardam os direitos autorais e cedem à revista o direito de primeira publicação da obra autorizada simultaneamente sob uma licença de atribuição de Creative Commons, que permite a outros compartilharem o trabalho, sempre que se reconheça tanto a autoria da obra como a publicação inicial nesta revista.
Os autores podem fazer acordos contratuais adicionais separadamente para a distribuição não exclusiva da versão publicada da revista (por exemplo, publicá-la em um armazenamento de dados institucional ou em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
É permitido aos autores publicarem seu trabalho em armazenamento de dados institucionais ou em seu próprio website antes e durante o procedimento de envio, pois isso pode gerar intercâmbios produtivos, assim como uma citação anterior e maior do trabalho publicado.
Nota explicativa: A partir de 2017, Sinéctica se rege com base na Licença Creative
Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional, versão que contempla as licenças a nível internacional.
Os artigos de 1992 a 2016 estão sob uma Licença de Creative Commons Reconhecimento-Não Comercial -Sem Obra Derivada 4.0 Internacional, que permite compartir e distribuir uma obra sem fins comerciais e com reconhecimento do autor, mas proíbe modificar a criação original.