Práticas docentes no Ensino Médio Superior para a construção da consciência histórica
DOI:
https://doi.org/10.31391/OGIG4384Palavras-chave:
consciência histórica, ensino de história, Ensino Médio, práticas docentResumo
A consciência histórica é um conceito-chave para o projeto educativo da Nueva Escuela Mexicana, pois permite compreender o passado, refletir sobre o presente e projetar um futuro informado e consciente. Neste texto, pretende-se analisar as práticas docentes relacionadas com a construção da consciência histórica no Ensino Médio, partindo do conceito de consciência histórica como parte do marco teórico da Nueva Escuela Mexicana, para identificar tendências, estratégias eficazes e áreas de melhoria do ensino da História, dentro do Marco Curricular Común de la Educación Médio Superior. A metodologia utilizada é mista, através de uma escala de medição, um questionário e um grupo focal com professores do ensino médio superior. Os resultados sugerem que deve ser definida a perspectiva e as ferramentas com as quais se pretende realizar o desenvolvimento da consciência histórica no Ensino Médio Superior, para que este possa ser um projeto bem-sucedido para o ensino e aprendizagem da História em adolescentes e jovens no México, bem como insistir na formação contínua e especializada dos docentes responsáveis pela construção da consciência histórica.
Downloads
Referências
Álvarez-Sepúlveda, H. (2023). La inteligencia artificial como catalizador en la enseñanza de la historia: retos y posibilidades pedagógicas. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, vol. 16, núm. 2, pp. 318-325. https://doi.org/10.37843/rted.v16i2.426
Benoit, C. (2021). La oralidad en el aula: percepciones de profesores en formación de lenguaje. Revista Cubana de Educación Superior, vol. 40, núm. 1. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/1818
Bernal, L. y Pérez-Piñón, F. (2023). Conciencia histórica y proceso de enseñanza aprendizaje de la historia. Una revisión necesaria. Debates por la Historia, vol. 11, núm. 1, pp. 85-113. https://doi.org/10.54167/debates-por-la-historia.v11i1.1044
Chávez-Márquez, I., Ordóñez, A. y Flores, C. (2023). Competencias digitales en universitarios a través de innovaciones educativas: una revisión de la literatura actual. Apertura, vol. 15, núm. 2, pp. 74-87. http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/2398
Ciriza-Mendivil, C. (2021). La empatía histórica, una propuesta didáctica clave para la formación profesional básica. Revista Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, núm. 40, pp. 51-66. https://doi.org/10.7203/dces.40.17309
Diario Oficial de la Federación (2022). Acuerdo número 17/08/22 por el que se establece y regula el Marco Curricular Común de la Educación Media Superior. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5663344&fecha=02/09/2022#gsc.tab=0
Escribano, C. (2021). Enseñar a pensar el futuro a través de la enseñanza y aprendizaje del tiempo histórico. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, núm. 8, pp. 38-57. https://doi.org/10.17398/2531-0968.08.38
Escribano, C. (2019). Enseñar a enseñar el tiempo histórico ¿Qué saben y qué aprenden los futuros docentes de Secundaria? Tesis doctoral. Universidad Internacional de la Rioja, España. https://reunir.unir.net/handle/123456789/9452
Gadamer, H. (1993). El problema de la conciencia histórica (trad. A. Domingo-Moratalla). Editorial Tecnos.
Lahera-Prieto, D. y Pérez-Piñón, F. (2021). La enseñanza de la historia en las aulas: un tema para reflexionar. Debates por la Historia, vol. 9, núm. 1, pp. 129-154. https://doi.org/10.54167/debates-por-la-historia.v9i1.629
Pagès, J. (2018). Aprender a enseñar historia. Las relaciones entre la historia y la historia escolar. Trayectorias Universitarias, vol. 4, núm. 7, pp. 53–59. https://revistas.unlp.edu.ar/TrayectoriasUniversitarias/article/view/6369
Plá, S. (2017). Conciencia histórica e investigación en enseñanza de la historia. Memoria Electrónica: XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2234.pdf
Ricoeur, P. (2013). La memoria, la historia y el olvido. Fondo de Cultura Económica.
Rodríguez-Medina, J., Gómez-Carrasco, C., López-Facal, R. y Miralles-Martínez, P. (2020). Tendencias emergentes en la producción académica de educación histórica. Revista de Educación, núm. 389, pp. 211-242. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2020-389-460
Ruiz, K. (2023). El uso de ChatGPT 4.0 para la elaboración de exámenes: crear el prompt adecuado. LATAM. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, vol. 4, núm. 2, pp. 6142–6157. https://doi.org/10.56712/latam.v4i2.1040
Rüsen, J. (2004). Historical consciousness: Narrative structure, moral function, and ontogenetic development. En P. Seixas (ed.). Theorizing historical consciousness. University of Toronto Press.
Santisteban, A. (2007). Una investigación sobre cómo se aprende a enseñar el tiempo histórico. Enseñanza de las Ciencias Sociales, núm. 6, pp. 19-29. https://raco.cat/index.php/EnsenanzaCS/article/view/126326
Santisteban, A., González, N. y Pagès, J. (2010). Una investigación sobre la formación del pensamiento histórico. En R. Ávila, M. Rivero y P. Domínguez (coords.). Metodología de investigación en didáctica de las ciencias sociales. Institución Fernando El Católico. https://ifc.dpz.es/recursos/publicaciones/29/71/_ebook.pdf
Secretaría de Educación Pública (2017). Planes de estudio de referencia del marco curricular común de la educación media superior. https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/241519/planes-estudio-sems.pdf
Subsecretaría de Educación Media Superior (SEMS) (2023a). La Nueva Escuela Mexicana: principio y orientaciones pedagógicas https://educacionmediasuperior.sep.gob.mx/work/models/sems/Resource/13516/1/images/NEMprincipiosyorientacionpedagogica.pdf
Subsecretaría de Educación Media Superior (SEMS) (2023b). Orientaciones pedagógicas del recurso sociocognitivo conciencia histórica. https://educacionmediasuperior.sep.gob.mx/work/models/sems/Resource/13634/1/images/Orientaciones%20pedag%C3%83%C2%B3gicas%20-%20Conciencia%20hist%C3%83%C2%B3rica.pdf
Subsecretaría de Educación Media Superior (SEMS) (2023c). Progresiones de aprendizaje del recurso sociocognitivo conciencia histórica. https://educacionmediasuperior.sep.gob.mx/work/models/sems/Resource/13634/1/images/Progresiones%20de%20aprendizaje%20-%20Conciencia%20hist%C3%83%C2%B3rica.pdf
Subsecretaría de Educación Media Superior (SEMS) (2022a). Rediseño del marco curricular común de la educación media superior, 2019-2022. https://educacionmediasuperior.sep.gob.mx/work/models/sems/Resource/13516/1/images/Documento%20base%20MCCEMS.pdf
Subsecretaría de Educación Media Superior (SEMS) (2022b). Documento referente del recurso sociocognitivo de conciencia histórica. http://desarrolloprofesionaldocente.sems.gob.mx/convocatoria1_2023/refs/Documento%20referente%20-%20Conciencia%20hist%C3%B3rica.pdf
Valdés-Vera, M. (2022). La historia como campo disciplinar en el currículum escolar: presencias y ausencias en su enseñanza en el aula. En S. Plá y O. Turra-Díaz (coords.) (2022). Enseñanza y usos públicos de la historia en México y Chile. Universidad Nacional Autónoma de México-Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.
Zarmati, L. (2019). Learning progression in history. Future of education and skills 2030: Curriculum analysis (EDU/EDPC(2018)46/ANN6). OCDE. https://www.oecd.org/education/2030project/contact/Bridging_curriculum_redesign_and_implementation.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sinéctica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
Os autores que publicam em Sinéctica estão de acordo com os seguintes termos:
Os autores guardam os direitos autorais e cedem à revista o direito de primeira publicação da obra autorizada simultaneamente sob uma licença de atribuição de Creative Commons, que permite a outros compartilharem o trabalho, sempre que se reconheça tanto a autoria da obra como a publicação inicial nesta revista.
Os autores podem fazer acordos contratuais adicionais separadamente para a distribuição não exclusiva da versão publicada da revista (por exemplo, publicá-la em um armazenamento de dados institucional ou em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
É permitido aos autores publicarem seu trabalho em armazenamento de dados institucionais ou em seu próprio website antes e durante o procedimento de envio, pois isso pode gerar intercâmbios produtivos, assim como uma citação anterior e maior do trabalho publicado.
Nota explicativa: A partir de 2017, Sinéctica se rege com base na Licença Creative
Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional, versão que contempla as licenças a nível internacional.
Os artigos de 1992 a 2016 estão sob uma Licença de Creative Commons Reconhecimento-Não Comercial -Sem Obra Derivada 4.0 Internacional, que permite compartir e distribuir uma obra sem fins comerciais e com reconhecimento do autor, mas proíbe modificar a criação original.